Tags
Como Chegar: saindo do Brasil para Santiago/Chile e de lá para a Polinésia Francesa é a forma mais prática. Veja detalhes no post Polinésia Francesa – planejando a viagem.
De Santiago, após 5 horas de voo, no meio da madrugada, ouvimos o aviso de aterrissagem na Ilha de Páscoa (veja também o post Rapa Nui). Pela nossa experiência, prepare-se pois encontrará uma longa fila, no frio, à luz do luar, sem lugar para sentar, para fazer o procedimento de imigração. Após pelo menos uma hora, novo embarque e agora sim, vôo internacional para Papeete – e aí mais seis horas.
À 1 hora da manhã, horário local (6 horas a menos que no Brasil) fomos recebidos no Aeroporto Internacional de Faa’a em Papeete, com música, dança nativa e colar de flores – só faltou mesmo o TATU! Fantástico!!! Eu sempre sonhei estar nesta cena quando assistia Ilha da fantasia (isto é somente para os com mais de 50 anos). Sob um céu estrelado do inverno de agosto, mas com temperatura de 23 graus, seguimos para o hotel Le Meridién, . Sobre o hotel, idioma, outras ilhas, Veja o post Polinésia Francesa – planejando a viagem, onde ficar e comer.
Papeete – a cidade tem 1048 km quadrados e 45 km de extensão, habitada por 180 mil habitantes. Nunca vi um lugar com tantas igrejas e descobri que o povo é muito religioso, 40% são católicos, 40% protestantes, 10% muçulmanos.
O que fazer: um passeio de Van ao redor da ilha (89 euros para dois ou 9600 CFP – francos polinésios, apelidados por nós de papeetizinhos, 1 euro = 119 CFP), mas você pode fazer também de moto ou alugar um carro.
O ponto mais alto da ilha é o Monte Orohena com 2.241m acima do nível do mar. A primeira parada foi na encantadora
Gruta de Mara’a, água translúcida e muita vegetação embelezam o lugar. Seguimos para os Jardins d’eau Vaipahi, bem cuidado, com uma grande diversidade de árvores e flores da região e outras que vieram dos países próximos, mas o melhor mesmo é que encontramos lá a Fonte da Juventude! Só não sei se vou rejuvenescer?! Passamos pela Tahiti Iti (pequena Taiti) e a seguir visitamos Le 3 Cascades,vilarejo de Tiarei, visitando duas cascatas menores e uma muito alta, mas que se alcança caminhando somente 5 minutos. Belíssima experiência. Seguimos então para o Trou du Soufleur – uma grota na rocha, que com o encontro das ondas por baixo da estrada, provoca um enorme deslocamento de ar, gerando um grande estrondo e um vento que levanta a roupa, a lá Marilyn Monroe.
Encerramos o dia no Farol que data de 1867, admirando um belíssimo por do sol seguido por uma lua cheia impecável.
Em nosso segundo dia fizemos o passeio pelo centro da ilha – a cidade propriamente dita, saímos as 8:15 da manhã, só não reclamamos porque no Brasil já eram 14:15h e o relógio biológico ainda não estava ajustado…. Visitamos o Mercado,
onde se acha de tudo, artesanato local, frutas, verduras, óleos de côco, roupas, músicos encantando-nos com os seus gingados polinésios e, claro, a famosa baunilha taitiana – a verdadeira, lindas vagens pretas perfumadas, que fazem a diferença no crème brûlée. Seguimos para a
Notre-Dame Catedral of Papeete, fundada em 1875, construção muito simples, de madeira, mas interessante. Visitamos ainda a Assembleia,a Casa do Presidente e finalizamos com uma parada para um delicioso chá gelado para amenizar o calor. Outra atração da Polinésia é a famosa pérola polinésia – pérola negra, de formatos, colorações e tamanhos diversos e, valores também, nenhuma delas é barata. Você encontrará várias joalherias, faça seu levantamento de preço, pois não escapará de comprá-las, são realmente lindas. Colares belíssimos, mas certifique-se da qualidade e procedência. Todas as ilhas vendem estas pérolas mas elas são cultivadas em algumas ilhas como Tahaa e Rangiroa, se for visitá-las deixe para comprar lá.
Foram somente dois dias em Papeete, mas valeu muito a pena, conhecemos o essencial.
Fotos: Tavares de Assis
Silvia, parabéns pela iniciativa! ! Visto pelos seu olhos tudo parece muito interessante. Vou aguardar as proximas recomendações.
CurtirCurtir
Obrigada por seu comentário. É realmente um lugar imperdível!!!! Vale muito a pena visitar.
CurtirCurtir
Vamos viajar! Que vontade de ir nesse lugar Por ora, estou indo pras Galápagos!
CurtirCurtir
Gilberto, que maravilha! Galápagos!!! Me conta detalhes na volta. Grande abraço
CurtirCurtir
Sylvia querida, que delicia de blog!!! Me fez viajar com vc em cada palavra, foto e sensações!! Transmitindo assim o verdadeiro sentido do viajar!!! Amei!!! Estou aguardando ansiosa a próxima viagem!!! Será que vai sair algum post da viagem pela Turquia? Lembro de vc fazendo o registro de tudo!!! Mhitossss beijossss
CurtirCurtir
Querida MAria Fernanda,
Que bom que esta me visitando aqui no blog. O objetivo é este, poder levar as pessoas a “viajar” e sentir os sabores as impressões, as emoções….lendo o post!
Acabo de receber mensagem de Menhmet comentando sobre a nossa viagem a Turquia, você foi uma excelente companheira de viagem e, claro que logo, logo aquela viagem estará aqui para relembrarmos e para levarmos outros a vivenciar e sentir aqueles lugares incríveis!!!!
Beijo com carinho
CurtirCurtir