Tags

, , , ,

COMO CHEGAR: voe até Ilhéus, alugue um carro e siga pela Costa do Cacau em direção a Itacaré.

ONDE FICAR: se você gosta de agito e muito movimento pode se hospedar nas diversas pousadas, hotéis, resorts de Itacaré onde a cidade e as praias são bem movimentadas.

Se preferir um lugar mais calmo, opte por uma das pousadas entre Ilhéus e Itacaré. No meio do caminho, à 30km de Ilhéus, em Serra Grande, Vila do Sargi, http://www.serragrande.net pode optar entre Pousada Serrazul http://www.serrazul.com.br, simples, mas confortável, bom atendimento e excelente café da manhã, mas também pode ficar com mais conforto no North Hotel ou Aldeia da Mata Eco Lodge. A praia neste local é excelente, atende crianças e adultos, forma piscinas naturais, mas também tem boas ondas. Com larga extensão de areia, é excelente para andar, fazer esportes ou simplesmente deitar e esquecer o mundo, ouvindo o barulho do mar.

Praias de Serra Grande

Praias de Serra Grande

O QUE FAZER: em Itacaré visite a praia da Concha que é pequenina mas muito gostosa e aconchegante, uma boa dica é ficar na Cabana Guaiamum, do Sr. Ilo, que atende no verdadeiro estilo mineirinho, gentileza em pessoa. Prove a isca de peixe badejo, deliciosa, e claro, o guaiamum, se tiver paciência de dissecá-lo. Outra praia urbana é da Tiririca, com deliciosas duchas naturais para se refrescar. Visite ainda as praias de Resende e Costa. Nesse caminho tem lojas com artesanato local, destaque para os jogos americanos feitos de madeiras da região.

Lojas de artesanato local

Lojas de artesanato local

À noite, divirta-se andando pela avenida principal de Itacaré. A partir da praça dos cachorros, encontrará lojinhas charmosas e simpáticos restaurantes, creperias, pizzarias e bares.

Nesta mesma rua existem várias agências de turismo, onde pode contratar os passeios para os arredores, como para Barra Grande e Taipu de Fora.

Barra Grande – seguindo a rota do dendê, se estiver de carro, vá até a Baia de Camamu, que em tamanho é a segunda baia do estado e a terceira do pais (Baia de Todos os Santos, Baia da Guanabara e Baia de Camamu).

Camamu

Camamu

e de lá pegue a escuna que visita cinco ilhas, a primeira imperdível, Ilha da Pedra Furada, R$ 5,00 a entrada, possui diversas rochas furadas, algumas com formas que lembram o rosto de Jesus, o mapa do Brasil e, conforme a imaginação, outras formas. O terreno esconde sob a areia, camadas de argila que com um bom guia você poderá localizá-las e fazer uma seção de rejuvenescimento com um banho de argila. As demais ilhas são visitadas para banho.

Ilha da Pedra Furada

Ilha da Pedra Furada

A maior parada é em Barra Grande, que vale conhecer, vilarejo com uma ruazinha central repleta de lojinhas charmosas e bons restaurantes, como o Donanna, com pratos como peixe grelhado, peixe à Taianá, com molho de tomate pelado com manjericão – delicioso e serve dois. Ambiente acolhedor, boa música e muito boa comida!!!

Barra Grande - restaurante Donanna

Barra Grande – restaurante Donanna

DICA: busque fazer a saída de Camamu direto para Ilha da Pedra Furada e então para Barra Grande, ou somente a segunda, para por curtir o lugar. Outra alternativa para ir à Barra Grande é pela estrada de chão. Para hospedar-se uma opção pode ser a pousada Porto da Barra que fica próximo da Donana.

Para Taipu de Fora – Pode chegar lá de jardineira que sai de Barra Grande ou saindo de Itacaré de Land Rover, aberta ou Van, fechada e com ar condicionado. Prepare-se a viagem é de duas horas em estrada de chão com muito sacolejo e solavanco. A praia é linda e como o passeio lhe permite passar somente umas cinco horas no local, procure um restaurante distante da entrada principal da praia onde estão os restaurantes Buda e o das Meninas porque, embora sirvam pratos saborosos, na alta temporada estão lotados e gastará seu tempo, no lugar de curtir a praia e a comida, aguardando o almoço e provavelmente longe da frente do mar.

ONDE COMER em Itacaré: explore as diversas opções de restaurantes, pizzarias, creperias e bares da rua principal, experimente o Rio de Contas, com excelente música ao vivo – MPB e uma ótima muqueca de camarão e peixe grelhado.

Em Serra Grande, ao lado da pousada Serrazul, no restaurante Paraíso, saboreie bons pratos como moquecas de peixe, mista ou de camarão, risotos, peixe grelhado ou frito, sempre sob o som de ótima MPB ou um bom Sax.

Seja onde se hospedar, o que você não pode deixar de fazer é parar na Cabana da Empada, km 20, sentido Itacaré.

Cabana da Empada - salgadas e doces

Cabana da Empada – salgadas e doces

A vontade é provar todas, mas recomendo a de bacalhau, de camarão com catupiri, a de carne seca com abóbora, tomate seco com rúcula, acompanhadas do suco de cacau ou de araçá boi – deliciosos!!!!! De sobremesa ainda tem várias opções de empadas doces irresistíveis. Serve também almoço e foi o melhor tempero da região, experimente camarão no côco ou no abacaxi, peixe grelhado com castanhas, tudo misturando o sabor baiano e o requinte tropical.

Cabana da empada - camarão no côco

Cabana da empada – camarão no côco

Saborosos pratos da Cabana da Empada

Saborosos pratos da Cabana da Empada

Outra opção por perto é a Casa da Tapioca, opções salgadas e doces e sucos diversos, com destaque ao suco de rúcula, imperdível!

Bem ao lado está o Café com cacau, vale conferir e pra quem não conhece o processo de colheita e secagem do cacau, pode ver ali.

Secagem do cacau

Secagem do cacau

Eh nossa Bahia! como é linda!!! Encantos para descobrir, curtir e sentir!!! Vai lá você também e conta aqui pra gente a sua experiência!!!

DICA: tanto Barra Grande como Taipu de Fora merecem hospedar-se por uns dias para poder curtir os seus encantos, eu vou voltar.

Fotos: Tavares de Assis

Anúncios