Tags

, , ,

Receita: Rã à Provençal com Arroz Negro

image

Há tempo que eu vinha pensando e até mesmo falando do meu desejo de experimentar algum prato com , pois ainda não conhecia esta especiaria. Fui então surpreendida pelo Chef Chico Távares, em plena terça-feira à noite, com o menu Rã à Provençal, acompanhada de um arroz que mais gosto – o arroz negro. Veja como é fácil o preparo e como rã é nutritiva.

Porção: 4 pessoas

Valor nutricional da rã:
Vão aqui dois quadros para você conhecer um pouquinho mais sobre Rã, o primeiro, com dez razões porque consumir rã, e o segundo, comparando o valor nutricional da rã com outras carnes que estamos mais acostumados – você vai se surpreender!!

image

image

Ingredientes

image

– 4 rãs (inteiras)

– 3 xícaras de arroz negro

– 700 ml de água

– 1 cebola cortada em cubos (brunoise)

– 2 tomates sem pele e sem semente (italiano)

– 5 dentes de alho

– 1 limão

– 1 colher de chá de gengibre triturado

– Sal

– Pimenta do reino

– Ervas de provance

– Azeite

Como Fazer?

Preparando as rãs:

image

Tempere as rãs com sal, alho, pimenta do reino e gengibre. Adicione o suco do limão, mexa bem e reserve para que o tempero impregne na carne enquanto prepara os outros ingredientes.

Preparando os aspargos:

Cozinhe os aspargos no vapor, tempere com sal e pimenta do reino e reserve, o ponto ideal é que fique crocante, cuidado para não deixar muito tempo no vapor.

image

Em uma frigideira, aqueça uma colher de sopa de manteiga, acrescente o alho, a cebola, os aspargos e os tomates. Refogue tudo e reserve.

Preparando o arroz negro:

Em uma panela média, coloque um fio de azeite e aqueça uma colher de sopa de manteiga. Coloque a cebola, misture por alguns minutinhos, acrescente o alho, o sal e uma pitada de erva de provance. Mexa mais um pouco e em seguida acrescente o arroz. Dê uma fritadinha nessa mistura por uns 2 ou 3 minutos.

image

Comece então o cozimento do arroz acrescentando água fervente (pouco à pouco), até que o arroz fique ao dente.

Finalizando:

Quando o arroz estiver quase pronto, de continuidade ao preparo da rã. Passe as rãs na farinha de trigo cobrindo bem toda a sua superfície.

image

Em uma frigideira aquecida, ponha um fio de azeite, derreta a manteiga, acrescente o alho, a cebola, refogue por alguns minutos e coloque as rãs, deixando dourar de um lado e depois do outro.

image

Acrescente o aspargo já preparado.

image

OBS.: O preparo da carne de rã é muito rápido. Então, não demore muito com ela na frigideira.

Compondo o prato:

image

Coloque uma porção do arroz negro, dois pedaços de aspargo misturado com o tomate e a rã. Enfeite o prato com tomates cereja cortados ao meio e/ou ramos de alecrim.

Harmonizando:

Para essa harmonização as uvas Riesling e Chardonnay vão muito bem. Nossa opção foi o vinho branco americano Château Ste Michelle 2010 (Riesling).

image

Sendo esta a minha iniciação no saborear rã, fiquei surpresa, carne muito leve, macia (o sabor vai depender muito do preparo e do tempero), gostei muito e fiquei entusiasmada com o valor nutricional e baixo valor calórico – RECOMENDO!!!

by:

image

Anúncios