Tags

, , , , ,

Venda Nova e seus arredores.

Além de todas as atrações de Venda Nova: fazendas, plantações, artesanatos, cachaças, ainda tem muitos lugares próximos que vale uma esticadinha!

Castelo – há 39 km
Também de colonização italiana, com uma imponente igreja, ladeada por um Castelo Medieval, onde funciona a Biblioteca, está o centro da cidade que é recortada pelos rios Castelo e Caxixe e por isso, repleta de pontes que lhe entregam um ar romântico.

image

Um lugar que você não pode deixar de ir, para conhecer os simpáticos irmãos Beto e Catia é no Hortifrut Brunelli, Av. Nossa Senhora da Penha, 339, fone: 3542 2298. Com o trabalho de toda a família e o dom culinário de Beto e seus inúmeros temperos (me apresentou o tomilho limão, especiaria de um perfume maravilhoso) produzem delícias como o bolo gelado de nozes e de morango, bala de côco recheada com brigadeiro ou beijinho de côco, salgados e tortas, mas a especaria que eu amei é o pé de moleque de macadâmia, uma delícia!!! Não resisti e levei para casa.

image

Pela localização entre montanhas derivadas da Serra da Mantiqueira exibe várias belezas naturais, como o Parque Estadual Forno Grande – com formações montanhosas lindíssimas, Serra da Povoação, da Estrela do Norte, da Prata, do Pontão e Sete Voltas, mas o ponto culminante é o Pico do Forno Grande, com cerca de 2,039m de altitude, de onde se pode avistar o Pico da Bandeira de um lado e, o mar e as cidades litorâneas do outro. Visitar a gruta do Limoeiro também é parte da atração.

image

É preciso registrar aqui a principal atração de Castelo que acontece no Corpus Christi, a formação de longos tapetes construídos pela comunidade, desde 1964, forrando a cidade com desenhos artísticos, inicialmente feito com folhas secas de mangueira, hoje usando novos produtos como terra vermelha, flores e palha de café e arroz, pedras granuladas, moídas, brancas ou coloridas, borra de café, ramos picados de ciprestes, pó de serra tingido(ou natural), pó de pneus, cal, tampinhas de garrafas pet, bolas de gude e muitos outros. Cada família, grupo de jovens, se responsabiliza pela confecção de um tapete, fazendo a noite de construção das “peças de arte”, parte importante da festa, muita alegria e motivação no “trabalho” que vai até a madrugada. Os turistas não ficam só observando, são convidados para ajudar e assim, todo mundo entra na farra!!! Veja mais em http://www.castelo.es.gov.br/site/corpus_christi_historia.asp

Castelo é um belíssimo passeio para aventuras, pratica-se vôo livre na rampa de Ubá com 902 m de altitude.

Domingos Martins – há 67 km
Para quem gosta de atividades aquáticas, uma boa opção é o rafting oferecido pela Pousada Rio da Montanha. Um percurso de 7,5 km feito em duas horas, pode ser agendado pelo fone: (27) 99983 7902, 3268 1765. BR 262, km 34, mais 4,5 km pavimentado.

Pedra Azul – 15 km
image

Localizada na BR 262, km 88, pertence à Domingos Martins e está no Parque Estadual de Pedra Azul, criado para preservação da região que é um grande ponto turístico. Explorar essa imensa formação rochosa, de granito e gnaisse de 1.822 metros de altitude, que adquire coloração azul esverdeada conforme a incidência da luz solar é um excelente passeio. Fazer trilha na Rota do Lagarto (recebe este nome em razão de uma formação rochosa que parece estar colada na Pedra Azul e tem um formato de lagarto), hospedar-se na região repleta de românticas pousadas, experimentando os sabores dos diferentes restaurantes, com comida de roça à requintados pratos da cozinha internacional (veja onde comer no post https://sylviayano.wordpress.com/2014/11/26/venda-nova-dos-imigrantes-e-arredores-onde-comer/) ou somente passear de carro contemplando a diversidade da vegetação da mata atlântica e as belezas das montanhas é uma atração que alegra os olhos e a alma.

Nos arredores está a loja Monarca Defumado, BR 262, km 90, trevo de pedra azul, fone (27) 9242 4155, 3248 1846, com produtos locais como salame, socol, lombinho, queijos de cabra, mas, o destaque é o joelho de porco (Eisbain) e o melhor é que eles lhe oferecem uma receita de como prepara-lo, hummmm!!!

image

Transverde, na BR 262, km 90. Da família Aroso, este lugar é uma grande surpresa a começar por sua arquitetura, com janelões e paredes de pedra e, pela capacidade de misturar uma diversidade de produtos e manter um requinte inusitado, sobretudo para uma cidade de interior. Em um arranjo faseado, você vai se aprofundando, pouco à pouco, em um mundo de luxo. Na entrada à direita você se depara com utensílios e produtos para a agricultura, peças de ferro, insumos agrícolas e, à esquerda você começa a se encantar com o bom gosto dos utensílios para a casa, artesanato, mesinhas e bancos altos para bar, porcelanas. Subindo uma escada ladeada por um tronco de uma enorme árvore da altura da loja, você se deslumbra com tantas peças de um requinte indiscritível, louças, peças de decoração, tapetes, a vontade é levar tudo. E, quando você já está extasiada, no canto do andar, avista um salão com lindas e exclusivas peças de Versace – inacreditável!!!!

image

image

Ao lado está a Estalagem Petra que se destaca pelas paredes de pedra em todos os apartamentos, criando um clima todo típico da montanha.

image

Pousadas é o que não faltam, são em torno de 30, difícil é decidir por qual delas escolher. Vou destacar aqui a Aroso Paço Hotel pela sua arquitetura. Localizado na BR 262, km 89, com colunas estilo greco romano, diferencia-se de todo o restante e contrasta com o cenário local, dando um toque de sofisticação em meio à simplicidade. Mesmo se não se hospedar lá, vá conhecer, são todos muito gentis e o passeio é muito bonito.

image

image

Como sugestão, embora não tenha visitado todas, outras pousadas com um ambiente aconchegante são: Rabo do Lagarto, Pousada dos Pinhos, Lusitânia, Eco da Floresta, Peterle’s, Eco Resort-Pousada Pedra Azul, Pousada Tre Fiori, Hotel Fazenda China Park, Pousada Bela Aurora.

No caminho para Afonso Cláudio
Embora estivesse chovendo e não fosse possível avistar o alto das montanha, em especial, a Pedra Azul, pois me disseram que é dessa estrada que se tem uma das melhores vistas dessa pedra, o passeio foi ótimo!!!

A paisagem montanhosa da estrada é linda e sempre contrastando áreas de vegetação natural e plantações em diferentes estágios, do preparo da terra à recente colheita, criando uma diversidade de matizes do verde.

image

Visitamos primeiramente, a Fazenda Recanto das Quaresmeiras, que face à sua atividade, apresenta um cenário único. Uma imensa lagoa povoada de uma coleção de tanques em forma de retângulos, cada qual, em média, com 500 tilápias. Lindo de ver tanto de perto como de longe – da estrada. Agregando ao belo cenário está o delicioso barulho da queda d’água que dá um chame especial à casinha na floresta, habitada por uma estrutura arquitetônica delicadamente construída pelos marimbondos.

image

Seguimos para o Sítio Fim da Picada, pois é, ele existe!!! Fica na Rod. ES 165, km 9,5, Barcelos – Pedra Azul, fone (27) 9727 6667; (28) 9939 4244. Esta fazenda que cria gado leiteiro e fornece para laticínios, tem um ambiente romântico e acolhedor, tão cuidado que em cada cantinho você descobre um tesouro. Mas o melhor é que a família decidiu compartilhar esta beleza e montou uma agradável Pousada pousadfmdapicaa@gmail.com, comandada por Saionara e sua mãe, que com bravura ordenham as vacas, cuidam da pousada e ainda acham tempo para uma deliciosa conversa com os visitantes.

image

Além de desfrutar do clima da montanha, do encanto da natureza, dos belos cavalos, da comidinha da roça e do café à moda do tropeiro, você ainda pode admirar a beleza do faisão dourado e de outros belos animais criados na fazenda. Uma delícia de lugar para, deitado em uma das redes, admirar as belezas locais e relaxar. É o fim da picada não conhecer!!!!

image

Enfim, o que posso dizer é que Venda Nova, Pedra Azul, Castelo e um pouquinho de Afonso Cláudio me encantaram e eu vou voltar.

Anúncios