Tags

, , ,

CAXIAS DO SUL – em algumas horas

Pois é, com certeza são necessárias muito mais do que 3 horas que eu tive, para dar uma volta por Caxias do Sul, mas como meu objetivo era aproveitar o pouco tempo antes de pegar o ônibus que me levaria ao aeroporto de Porto Alegre, com a ajuda dos amigos Débora e Leo e como uma viajante inveterada, não perdemos tempo. Veja o que conseguimos visitar para despertar o desejo de voltar!!!

COMO CHEGAR: de carro a partir de Porto Alegre, leva umas duas horas e meia, mas você pode aproveitar e passar por Gramado e Canela, que é caminho e assim, gaste um dia, pois vale a pena.
Outra opção é de ônibus, pois a região conta com um bom serviço ou ainda voar direto para Caxias, as empresas Azul e Gol possuem alguns vôos para lá.

O QUE FAZER: iniciamos o passeio com uma volta pelo centro da cidade, muito organizado e limpo. Visitamos a igreja central que fica de frente para uma linda praça, templo de construção bem imponente e muitas pessoas sentadas na praça aproveitando o sol da manhã.

image

image

Seguimos para a Casa de Pedra, típica das construções da época da chegada dos imigrantes italianos. Segunda feira, dia em que visitei, está fechada, mas mesmo assim vale a pena, pois a construção é muito bonita. Quando aberta, vale a pena visitar o museu que conta a história da região por meio de utensílios, móveis, vestuário e ferramentas da época.

image

Dali, fomos ao Parque Mário Bernardino Ramos, onde acontece, de dois em dois anos, a Festa da Uva, a próxima será em 2016, imagino como deve ser uma época interessante para voltar à cidade, curtir a festa e visitar, com tempo, as vinícolas e tudo que a região oferece.

image

O parque possui um conjunto de charmosas casinhas de madeira, onde funciona a administração, parreirais, pavilhão de exposição e no alto está o Jesus Terceiro Milênio, escultura de 21m de altura, do artista caxiense Bruno Segalla. A escultura tem sua base sobre o Memorial Zambelli, um museu de arte sacra http://www.caxias.rs.gov.br/turismo/texto.php?codigo=719.
Deste local tem-se uma excelente vista da cidade de Caxias.

image

E, claro, não podíamos ir embora sem visitar pelo menos uma vinícola, fomos conhecer a Cantina Tonet, que embora fechada, Sr. Ivo fez questão de nos receber, mostrar todos seus vinhos e espumantes, contar alguns causos, inclusive da grande neve de anos atrás, nos encantar com sua simplicidade e muito empreendedorismo. Além de conhecermos seu lindo parreiral, degustamos suas especiarias – uma horinha deliciosa!!!! A Cantina de Cuccina Italiana oferece pratos como espaguete ao molho de perdiz, tortéi, galetos, polenta, dentre outras delícias, acompanhado pelos vinhos de fabricação própria. Dica: é preciso fazer reserva,
(54) 29923551, cantinatonet@cantinatonet.com.br.

image

Claro que ficou o gostinho de quero mais!!!! Volto em 2016, para a festa da uva!!!!

Anúncios