Tags

, , , , ,

UM FIM DE SEMANA EM CASCAVEL

image

image

Depois de 34 anos retornei à Cascavel, cidade onde iniciei minha carreira profissional. Tempo demais, muitas recordações, em cada esquina a busca por alguma lembrança!!! Sensação muito gostosa!!!!

Embora o motivo da viagem foi compartilhar o belo momento do enlace dos primos Raquel e Rafael, não poderia deixar de registrar aqui as belezas dessa pequena cidade do oeste paranaense, hoje com mais de 300 mil habitantes. Como cresceu! Somente o aeroporto continua o mesmo rsrs.

image

COMO CHEGAR Uma boa opção é combinar uma visita a Foz do Iguaçu, e de lá, de carro ou de ônibus, chegar em Cascavel, 140km, cerca de duas horas. Mas eu optei por ir direto à Cascavel, voando pela Azul, saindo de Guarulhos/SP, viagem de 1h45 minutos.

ONDE FICAR Eu tive o privilégio de ficar no conforto da casa dos familiares, vivendo bons momentos em família, mas boas opções de localização são os hotéis Copa Verde, que fica ao lado da Catedral, Bourbon Cascavel Express Hotel, também próximo, Hotel Plaza Cascavel e o previsível e confortável Ibis, com preço justo.

O QUE FAZER Mesmo sendo uma cidade de interior, a cidade tem um ótimo comércio, tudo é muito perto e as coisas do dia a dia são resolvidas de forma muito rápida. O trânsito é excelente, mesmo na hora do rush. Andar na rua, de dia ou de noite, sem nenhuma sensação de insegurança não tem preço!! Verdadeira qualidade de vida. Um destaque na cidade é a valorização dos imigrantes europeus que iniciaram sua colonização, reconhecidos em monumentos como na Praça dos Imigrantes e na Praça da Itália.

image

A primeira, muito imponente, mostrando braços paralelos que convergem para a mesma direção, demonstrando a contribuição de cada um que ali chegou, trazendo o crescimento da cidade.

image

image

A segunda, embora em reforma na ocasião, também confirma o reconhecimento dos desbravadores e embeleza com suas formas refletidas nas águas da praça.

image

Chama a atenção e encanta a cidade, a Praça da Bíblia, iluminando os casais nos encontros de domingo à noite

image

e ainda o diferente chafariz da Praça Wilson Jofre.

image

Mas, o cartão postal da cidade é a Catedral Nossa Senhora Aparecida, bela em seu interior e com exterior de arquitetura inusitada, conta ainda, com uma típica escultura do famoso Dirceu Rosa, que tem como característica de suas obras, o tamanho avantajado dos dedos. Vale a pena conhecer a casa desse escultor que mora na cidade, onde suas obras decoram a fachada. Infelizmente eu não a visitei, ficou para a próxima vez.

image

image

Mas a novidade da cidade é o Teatro Municipal, Rua Rio de Janeiro, 2786, que após 24 anos de construção foi finalmente inaugurado, no início de 2015. Embora o tempo gasto, o prédio ficou bonito e moderno, permitindo receber até 1370 visitantes. Parece que o novo espaço cultural da cidade está sendo bem aproveitado, pois passei por lá no domingo a noite e estava cheio.

image

Ao seu lado, onde funcionava o teatro, hoje está o Centro Cultural Gilberto Mayer, com grafites étnicos muito interessantes e um bonito jardim.

image

Para os que gostam da natureza e caminhadas, as opções são o Parque Vitória e o Parque Ecológico Paulo Gorski, mais conhecido como Lago, este construído artificialmente, oportunizou aos cascavelenses sentirem-se perto do mar, como nós brasilienses fazemos, olhando o lago Paranoá, e caminhado por entre suas árvores. Conforme a placa inaugural de 1964, o objetivo era de reintegrar os moradores da cidade com a natureza!

image

Já na chegada ao lago, você se depara com uma linda igrejinha de madeira – Igreja Nossa Senhora de Fátima, inaugurada pelo Arcebispo de Toledo, Don Armando Sírio, em 1958, poucos anos depois da fundação da cidade, um charme e patrimônio histórico da cidade. ONDE COMER Bom, eu comi muito bem, mas na festa de casamento e na casa dos parentes, assim, dou aqui dicas recebidas do primo Fábio, que mora na cidade e curte comer bem, não poderia ser melhor né!!!

image

Martignoni Bier, casa muito bonita, bem movimentada e ótima cerveja! No Armazém, não deixe de experimentar a traíra sem espinhas, muiiiito bom! Já no Picasso, que fica no topo de um prédio, na região central da cidade, além de oferecer uma vista panorâmica, tem música ao vivo e a comida é uma delícia, experimente o carpaccio! E ainda pode saborear bons pratos e ter momentos especiais com os amigos no Ecke Bar, Pizzaria Quinta da Oliva e Banggai, um bistrô asiático, com linda decoração e ótimos pratos.

image

Mesmo sendo uma pequena cidade, a preocupação com a acessibilidade está presente, percebi muitas rampas sinalizadas para deficiente, vagas específicas e não pude deixar de registrar a senhora cadeirante, usufruindo de seu direito de cidadão, aguardando o ônibus, que lhe garante a independência de ir e vir. Bons modelos devem ser seguidos!!!!

Para conhecer ou rever como foi meu caso, Cascavel é uma cidadezinha que vale visitar!!!!!

Anúncios