Tags

, , , , ,

UM PASSEIO POR VARADERO – CUBA

image

image

Percebemos que os cubanos – o povo – não gostam de Varadero. Várias pessoas com quem conversamos tinham uma reação estranha quando falávamos que íamos pra lá. Eles não consideram Varadero sendo Cuba, mas sim um lugar para turistas.

COMO CHEGAR: Fomos de Havana para Varadero num transfer da própria rede Meliá, cerca de quase duas horas de viagem, com direito a uma parada no caminho, para um drink.

image

image

ONDE FICAR: Optamos pelo Meliá Las Américas, http://www.melia.com/pt/hoteis/cuba/varadero/melia-las-americas-pt/index.html um lindo hotel resort, excelente infra-estrutura, de frente para o mar, belíssima praia.

image

No complexo tem um campo de golf e ao lado está o Hotel Barceló Solymar

image

O QUE FAZER: além de curtir a praia privativa do hotel, de águas azuis transparentes, toda a sua estrutura, shows típicos, cursos de morritos e outras cositas mas, vá conhecer a vida lá fora dessa redoma.

Saia do hotel e pegue o autobus turístico (5 CUCs por todo o dia). Pode descer e subir quantas vezes quiser até regressar ao hotel.

image

image

Faça sua primeira parada no mercado de artesanato, gaste alguns CUCs – afinal, você não é de ferro – siga pelas ruas, observando as casas, as pessoas, as lojinhas.

image

Parada obrigatória, não deixe de passar no El Cubanito, I Avenida com Calle 51, e saboreie a melhor Piña Colada da cidade, servida dentro de um abacaxi, com direito a comer o abacaxi, prove também uma deliciosa água de coco com Run. Isto tudo num ambiente de jardim muito agradável e, tendo sorte, se não estiver ocupada por outro turista, desfrute seus drinks numa romântica cadeira de balanço.

image

A casa pertence ao Sr. Hermann, um alemão que se casou com uma cubana e viveu doze anos vendo-a duas vezes ao ano, quando voltava a Cuba. Sua filha, Mabe, é a autora dos drinks, família muito simpática e de ótimo papo.

image

Siga para o Museu de Varadero – uma antiga e enorme casa de três pisos, toda de madeira, com um ampla varanda rodeando todo o segundo andar, permitindo uma bela vista para o mar. Pertencia a um rico morador da cidade. Apresenta móveis e porcelanas antigas, cristais da Bohemia, alguns fósseis e esqueletos, comprovando que Varadero é um sitio arqueológico com mais de 1.000 anos.

image

Numa das salas está um lindo e antigo piano, no qual um funcionário do museu nos brindou, tocando e cantando, Amada Amante, de Roberto Carlos, os cubanos gostam muito das músicas e dos cantores brasileiros.

image

Outro lugar que precisa parar e passar um tempo é no Parque Josone – muito aconchegante, possui um grande lago onde você pode desfrutar de um passeio de pedalinho ao redor do parque.

image

ONDE COMER: uma boa opção é escolher um dos restaurantes e bares localizadas no Parque Josone. Ao redor do lago estão 2 restaurantes: El retiro cozinha internacional com ênfase em frutos do mar e o Dante, cozinha italiana, ambos localizados em casas da década de 20.

Optamos pelo Dante e por brusquetas acompanhadas por um Rioja, Faustino VII, 2008.

Você encontra ainda um Bar que oferece os diversos coquetéis cubanos e o La Gruta del Viño.

Depois de três dias em Varadero, entendemos o porquê de os cubanos de Havana se irritam com o local. Varadero é uma cidade totalmente diferente da capital, possui lindos hotéis e resorts, produção turística esplêndida que o povo cubano só tem acesso se for empregado de um dos hotéis.

Situação muito injusta, já pensou você não ter acesso às praias do seu próprio país???

image

image

Enquanto essa desigualdade persiste, e espero que finde muito em breve, você pode desfrutar das lindíssimas praias do local e de belos por do sol.

Você já visitou Cuba? Qual foi sua experiência? Registre aqui para ajudar os que ainda vão lá. E se você ainda não conhece, insira nos seus planos, pois vale a pena verificar com seus próprios olhos!!! Vá conhecer.

image

Anúncios