Tags

, , , , , , ,

Stari Grad, a colonização de Hvar, na Croácia

Stari Grad à noite, restaurantes aconchegantes

Stari Grad à noite, restaurantes aconchegantes

A linda ilha de Hvar foi colonizada no ano de 384 aC por gregos vindos da ilha de Paros, construindo a mais antiga cidade da Croácia, naquela época chamada de Pharos, uma cidade medieval, hoje chamada Stari Grad ou cidade velha, situada a 17 km da cidade de Hvar.

Circundada por uma aprazível baia de um azul profundo, na época de sua fundação era um porto seguro para os navegantes. Stari Grad contrastava o verde dos campos de onde vinham o sustento dos moradores e o verde da floresta de pinheiros que ainda hoje oferece à cidade um clima muito mais fresco, inclusive no verão. Atualmente tem muitas oliveiras plantadas.

Suas misteriosas ruelas exibem construções medievais, que têm sido reformadas e alugadas para temporadas, o que certamente é uma ótima opção para hospedagem, pois poderá sentir um pouco do clima e da forma antiga da vida naquela cidade.

image

COMO CHEGAR
Se fizer a travessia para Hvar pelo ferryboat, geralmente feito por quem está de carro, aportará no porto de Stari Grad que fica a 10 km de cidade de mesmo nome. Se estiver na cidade de Hvar, serão 17 km até lá, pode ir de ônibus ou de carro, percorrendo um estrada asfaltada, que margeia o mar, muito bonita.

Praia próximo ao Porto de Stari Grad

Praia próximo ao Porto de Stari Grad

O QUE FAZER
Qual não foi a minha surpresa, a cidade histórica e Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, é, diferentemente de Hvar, totalmente plana, com um alto morro à sua frente, onde está uma estátua de Cristo e com construções tipicamente medievais.

Recortada por ruelas charmosas aonde você vai descobrindo, a cada rua, uma novidade, lojinhas típicas, restaurantes, escadarias charmosas e as duas igrejas, a maior, S. Peter e a menor S. Roko, marcos da cidade.

image

image

Igreja de S. Peter

Igreja de S. Peter

Detalhe da Igreja de S. Peter

Detalhe da Igreja de S. Peter

Numa dessas ruelas, encontramos a delicatessen – Za Pod Zub, merecedora de qualquer grande centro italiano, um aroma que aguça os sentidos, vindo das diferentes iguarias: queijos, azeitonas, vinhos, azeites, uma vontade de comprar de um tudo!!!

Na rua principal, a Riva, o movimento é grande, lojas, sorveterias e um restaurante mais charmoso que o outro, alguns com um tipo de discoteca, atraindo os jovens.

A noise animada em Stari Grad

A noise animada em Stari Grad

ONDE COMER
Restaurante Odyssey, que fica na Riva, calçadão principal de frente para a marina, na praça Tvrdag. Pedimos uma salada de polvo, a melhor que comemos na Croácia, griled squid (lula grelhada) que estava muito boa, e massa com molho de tomate.
Chamou a atenção, nesse restaurante, a construção de uma miniatura da casa de pedras, típica da cidade original, da época do gregos e muito interessante. O dono desse restaurante, quando soube que éramos do Brasil, entusiasmou-se todo e contou-nos que havia visitado Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu num cruzeiro que saiu de Veneza e que em Dezembro (2015) repetiria a viagem, pois tinha adorado a experiência anterior.
Restaurante Pharia, fica numa das charmosas ruelas medievais – Vagonj 2, Faros. Serve grelhados e especialidades de peixes, comida típica da Dalmácia. Estava super bem frequentado, aroma delicioso, pratos bonitos e ambiente muito charmoso, mas não conseguimos jantar pois estava cheio e teríamos de esperar uma hora. Ficou para a próxima vez, acho que vale muito a pena.

Restaurante Pharia

Restaurante Pharia

Indo a Hvar, não deixe de visitar Stari Grad, mas reserve pelo menos um dia para ter tempo suficiente de andar com calma pelas ruelas medievais, explorar os restaurantes e os arredores da cidade. Uma opção, sobretudo se estiver de carro, é hospedar-se em Stari Grad, daí partem todos os passeios para as ilhas, é plano e não sofrerá com as altas escadas de Hvar e ainda curtirá o charme da cidade. Que tal conhecer a Ilha de Hvar e a cidade de Stari Grad? Planeje sua viagem, Taranto que vai adoraria!!!!

Anúncios