Tags

, , , , , , , ,

LOKRUM – a King’s landing

image

Lokrum é uma das várias ilhas ao redor da cidade de Dubrovnik, localizada ao sul da Croácia e banhada pelo Mar Adriático. Estivemos aí em agosto de 2015.

Pode ser vista, embelezando a Cidade Velha de Dubrovnik, tanto do alto do Monte Sérgio, passeio maravilhoso feito de teleférico, como das Muralhas que circundam a cidade ou ainda, a partir do Forte Lovrijenac.

image

Lokrum ao fundo vista do Monte Sérgio, Restaurante Panorama

image

De frente à Praia Banje

image

A cidade de Dubrovnika e a ilha Lokrum, de frente, veja os cruzeiros que sempre estão aportados para visitar a cidade e ilhas.

Conta a lenda que a embarcação de Ricardo Coração de Leão naufragou em 1192, quando regressava das Cruzadas, sendo ele, jogado na praia de Lokrum. Em face ao milagre de sua sobrevivência prometeu construir, na ilha, uma igreja, originando a Abadia e Mosteiro Beneditino, hoje em ruínas.

Mais tarde, em 1859, Ferdinand Maximilian de Habsburgo, proprietário da ilha, veio para Lokrum e construiu uma mansão em forma de uma torre e também, um maravilhoso jardim todo entrecortado com ruelas para caminhar.

Sabe-se também de que há muito, desde a época da Abadia Beneditina, foram levadas espécies de plantas raras e exóticas para a ilha, o que Ferdinand continuou implementando, fundando em 1959 um Jardim Botânico, com plantas provenientes da Austrália e da América do Sul, como eucaliptos e cactus.

À menos de 700 metros do Antigo Porto de Dubrovnik, Lokrum tradicionalmente destaca-se pela tranquilidade local, vinda das antigas práticas religiosas dos sacerdotes beneditinos, como pela pureza da atmosfera proveniente da vasta mata natural do local, preservada ainda hoje. Em 1964 foi declarada uma Reserva Natural de Manejo Controlado e em 1976 foi considerada uma Reserva Especial de Vegetação Florestal.

Interessante que, no traslado de barco até a ilha, conversei com uma moça que estava com seu bebê, fazendo também a travessia e ela me disse que reside em Dubrovnik e que semanalmente faz esse passeio com seu filho para que ele possa respirar o ar puro da ilha, reforçando assim o reconhecimento, inclusive local, sobre os benefícios da ilha, à saúde.

 COMO CHEGAR

Existem vários tours para visitar a ilha de Lokrum, o Passeio de caiaque, info@adventuredubrovnik.com, que parte geralmente da prainha do Forte Bokar, contorna a ilha de Lokum, e faz uma parada numa caverna da ilha. Inclui snorkling e tem saídas de manhà e a tarde, dura entre 2,5 a 3 horas (230 kn) ou pode ser feito também  no horário do pôr-do-sol (250 kn).

Outra interessante oportunidade de conhecer a ilha e vivenciar a era medieval é o passeio num barco de madeira, típico do século XVI, caracterizado e tripulantes também fantasiados, realizado no pôr-do-sol, ao redor da cidade velha e ilha de Lokrum, incluindo jantar e espumante, tudo ao som de músicas típicas (53 euros/pessoa), uma das empresas que oferece esse passeio é a Karaka.

image

E, uma ótima alternativa, caso não queira gastar com pacote turístico, é ir até a ilha de barco do transporte público, super baratinho (80 kn), que sai do Porto da Cidade Velha a cada meia hora, mas atente para o último horário de volta que é às 19h. Eu optei por essa forma, a travessia é feita em dez minutos, o barco estava cheio, mas nada insuportável.

image

Antigo Porto de Dubrovnik, de onde saem os barcos para Lokrum, à direita vista parcial da ilha, menos de 700m de distância

image

Barco de transporte público, chegando no Porto Velho e Dubrovnik

image

Saída do barco de transporte público, para Lokrum

O QUE FAZER

Eu fiz um passeio de duas horas na ilha e fiquei frustrada porque não pude visitar tudo, assim sugiro que reserve um dia inteiro ou pelo menos 4 horas para poder conhecer  e curtir cada lugar e não ficar na correria, até porque tem lugares para curtir a praia, com bar e espreguiçadeiras, e outros bares e restaurantes charmosos para sentar, ouvir uma musiquinha e degustar algo.

image

A ordem é relaxar, na beira da praia ou nos parques

image

image

Restaurantes aconchegantes, convidam para um pit stop

Chegando à ilha, no Porto de Portoc, em Lokrum, logo na entrada você vê placas e mapas indicando os pontos de destaque na ilha, que também é muito bem sinalizada, ficando muito fácil encontrar os pontos turísticos. O local também possui uma boa infraestrutura com banheiros públicos bem limpos.

image

Porto de Portoc. Fonte: Brochura de Lokrum, http://www.lokrum.hr

image

Sinalização dos pontos turísticos na ilha de Lokrum

image

Boa sinalização dos pontos turísticos, na ilha

Logo de início você vai perceber coelhos soltos nos jardins e principalmente pavões, que desfilam entre as pessoas, muito confortavelmente, mas você precisa de um pouco de paciência e tempo para pegá-lo com suas cauda aberta e presenciar a beleza de suas cores.

image

Só para lhe dar uma ideia, são 21 pontos de destaque:

1 – Porto de Portoc, onde você chega e barco

2 – Complexo do Monastério Beneditino

image

Monastério Beneditino

image

Arios do Monastério Beneditino. Fonte: Brochura sobre a cidade http://www.lokrum.hr

3 – Rochas

4 – Mar Morto, que se abre para o mar, ótimo para tomar banho, sobretudo para crianças e para quem não sabe nadar.

image

Estacada de acesso, até aí os pavões estão

image

Fim de tarde

image

O povo curtindo, esticando suas toalhas nas pedras

5 – O Poço de Charlotte

6 – Jardins de Maximilian

7 – A floresta de azinheira

8 – A Baia do Portoc

9 – Floresta – A casa de Ranger

10 – A floresta dos carvalhos e pinheiros

11 – A cruz de “Triton”

12 – Kalica

13 – O Lazaret

14 – O pequeno reservatório de água, que se abrem para o mar, bom para tomar banho e relaxar.

15 – Forte Royal, construído pelos Franceses em 1806,  num monte e em formato de estrela. Desse forte, tem-se uma belíssima vista de Dubrovnik , Cavtat e demais ilhas.

image

FOrte Royal

16 – O caminho do Paraíso

17 – O grande reservatório de água

18- O bosque das Oliveiras

19 – Capela da Anunciação

20 – Jardim Botânico

21 – Fitness em área aberta.

image

image

Àrea aberta de atividade física e lazer

Além disso tudo, o prefeito de Dubrovnik investiu muito dinheiro, alguns moradores locais discordam do feito,  para criar em Lokrum um cenário definitivo do Game of Thrones, série americana criada pela HBO, uma espécie da King’s landing, até porque algumas das suas filmagens foram feitas nessa ilha. O que o prefeito não previa era a mudança estratégica dos diretores da série em trocar o local de filmagem para outro país, a partir de 2016, o que certamente vai diminuir o glamour do local

Mas mesmo assim,  você não pode deixar de visitar esse “museu” e passar pelo mico de todo o turista, incluindo eu, e fazer uma foto sentada no trono do rei.

image

Entrada para o “museu” do Game of Thrones

image

Assim, você conheceu mais um local maravilhoso da encantadora Croácia, espero que essas belezas aqui divididas com você, possam ter despertado seu desejo por fazer uma viagem pela Adriático!!! Me conta nos comentários se você for, OK?

image

POSTS RELACIONADOS

Dubrovnik 1 – Como chegar, onde ficar e comer

Dubrovnik 2 – Como explorar a cidade

Hvar – a ilha mais famosa da Croácia

Stari Grad – a origem da história de Hvar

Zagreb – capital da Croácia

Anúncios