Tags

, , , , , , , , , , , ,

Brasília vista de cima!!

image

Catedral, em primeiro plano, seguida pelos Ministérios, ao fundo, o lago Paranoá

A vida nos surpreende de forma que a gente nunca imagina, não é?!

Recentemente fui surpreendida com uma oportunidade inusitada, de repente me vejo decolando num helicóptero, em pleno mês de junho, para uma volta por Brasília, benesse de um amigo.

Imediatamente meu pensamento voltou no tempo e parou exatamente na minha pre- adolescência.

Me vi sentada, do outro lado do Brasil, em Curitiba, de frente à televisão (preto e branco), assistindo ao desfile de sete de setembro, na cidade de Brasília!!!

As imagens belíssimas da nova Capital Federal, me deixavam enebriada, Esplanada dos Ministérios, Catedral, Palácio do Planalto e da Alvorada. A Esquadrilha da Fumaça riscando o belíssimo “azul de brigadeiro” da cidade e eu, toda arrepiada e emocionada (desde aquela época me emocionava com tudo), sonhando um dia conhecer aquela bela cidade, que para mim era do outro lado mundo, tão longe…, mas no fundo, achava totalmente impossível acontecer!!!

Diga aí, a vida não é maravilhosa? Quem imaginaria que um dia eu moraria naquela cidade dos meus sonhos de criança. E, mais, quem diria que eu estaria olhando de cima essa beleza arquitetônica, histórica e cultural!!!

image

Eu sobrevoando a Esplanada dos Ministérios

Em segundos, lá estava eu, no alto, as imagens da cidade impregnando minha visão: região comercial, Esplanada dos Ministérios, a belíssima Catedral, o lago do Paranoá, e como não bastasse, um rasante no Pontão. Sonho muito mais que realizado!!!!

image

Torre de TV, ao fundo lago Paranoá e Esplanada dos Ministérios. Lado esquerdo, Asa Norte

Perceba que os gramados estão secos, pois de março a setembro, praticamente não chove.

image

Torre de TV, lado oposto à Esplanada. Em verde, a Feira de Artesanato da Torre, ao fundo, Centro de Convenções Ulisses Guimarães, lado direito, parte do Estádio Mané Garrincha

image

Em primeiro plano Centro de Convenções Ulisses Guimarães

image

Em primeiro plano, Ginásio de Esportes Nilson Nelson, ao fundo, Estádio Mané Garrincha, reconstruído para a Copa (dizem ter gastado três vezes o orçamento previsto). Ao fundo, Asa Norte e Lago Paranoá

image

QG do exército, no Setor Militar Urbano

image

Ao fundo Ponte JK, a mais nova das três pontes que ligam o Plano Piloto ao Lago Sul

image

A bela e mais nova ponte JK, ligando Plano Piloto com Lago Sul

Ponte Honestino Guimarães, antigamente chamada de Costa e Silva

image

Pontão, grande área de lazer, restaurantes, esportes aquáticos e shows

image

Prédio do TSE e ao fundo, o prédio do TST

Dizem que Brasília foi resultado da junção de quatro loucuras: a de Juscelino, a de Israel Pinheiro, a de Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa. Que maravilhosa loucura que redundou nessa beleza de construção. Juntos, implantaram na arquitetura da cidade, um ideal de igualitarismo promovido pelo Estado.

image

Blocos residenciais, em primeiro plano a quadra 204 Sul.ao meio passa o eixão.Do outro lado, 104 Sul.E há quem diga que Brasília é só concreto. Destaque, fotos tiradas na época da seca.

Você sabia que a aprovação da Lei no 2.874, autorizando a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela construção da cidade, foi em 19 de setembro de 1956 e que em março de 1957 já era lançado o edital do concurso para a escolha do projeto urbanístico de Brasília?

E que os principais prédios do governo foram construídos em apenas três anos? Que em 1958, a fachada do Palácio da Alvorada foi mostrada na revista Manchete? Sabia que as obras foram entregues no prazo? Coisa difícil de se ver hoje em dia né?!

image

Parque da Cidade – Sarah Kubitschek, ao fundo prédios residenciais da Asa Sul

Em 1974, o iluminado urbanista Lúcio Costa declarou à revista Manchete: “Digam o que quiserem, Brasília é um milagre. Quando lá fui pela primeira vez, aquilo tudo era deserto a perder de vista. Havia apenas uma trilha vermelha e reta descendo do alto do cruzeiro até o Alvorada, que começava a aflorar das fundações, perdido na distância. Apenas o cerrado, o céu imenso, e uma idéia saída da minha cabeça O céu continua, mas a idéia brotou do chão como por encanto e a cidade agora se espraia e adensa…. Do ponto de vista do tesoureiro, do ministro da Fazenda, a construção da cidade pode ter sido mesmo insensatez, mas do ponto de vista do estadista, foi um gesto de lúcida coragem e confiança no Brasil definitivo.”

Aprecie um pouco mais da cidade nas imagens que consegui capturar, em meio à emoção do maravilhoso vôo. Super recomendo!!!!

Se você quiser viver essa emoção de ver a Capital Federal, de cima, num helicóptero , e não tiver um amigo, como eu, kkk, busque o vôo panorâmico, no Brasília Tour, 99313-6282; http://www.brasiliatour.com.br.

Fonte de pesquisa histórica: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/Construcao

image

Setor Militar Urbano, note as curvas de Neimayer no monumento

image

Vista panorâmica, primeiro plano, SEtor Hoteleiro Sul, ao fundo, Centro de Convenções, ao meio, Torre de TV, à direita, Estádio Mané Garrincha e Ginásio de Esportes

image

Setor de Clubes Sul

image

Esplanada dos Ministérios

image

Ao centro o Congresso! Com as famosas conchas, Senado à esquerda e Câmara à direita. Canto direito da foto , o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, ao fundo, está o Lago Paranoá

image

Prédio ao fundo STJ e na frente a futura sede do TSE

image

Em verde, áreal de preservação ambiental, ao,lado direito, o bairro Sudoeste

image

Em primeiro plano Setor Comercial Norte, ao meio o eixão e ao fundo Setor Bancário Norte e lago Paranoá

Anúncios