Tags

, , , , , , , ,

Rio – fim de semana de praia e gastronomia

Viajar para o Rio de Janeiro é sempre uma alegria!! Quando acabo de comprar a passagem já começo a antever as emoções que terei, a começar pelo sobrevôo da chegada e da partida: mar azul, ponte Rio a Niteroi, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, para mim, beleza de poucas cidades do mundo!!!

fullsizerender-10

Ponte Rio a Niteroi

fullsizerender-23

Vista de cima, na decolagem

fullsizerender-5

Belíssima vista do mar não decolagem

Foi somente um fim de semana, sexta a segunda-feira, mas um tempo vivido intensamente, mas sem pressa, curtindo tudo com muita profundidade.

Tínhamos planos um pouco diferentes, queríamos visitar o Museu do Amanhã e os espaços onde ocorreram os jogos olímpicos e paralímpicos, mas, como estávamos de frente para a praia de Ipanema,  chutamos o balde e  nos rendemos às delícias da praia e um pouco da gastronomia da cidade.

Curtindo a praia

Quando chegamos no hotel, o clima não estava muito bom, bem nublado e chegou até a cair uma chuvinha, fomos então tomar o drink de boas-vindas e curtir a sauna, a piscina de borda infinita, aquecida e a belíssima paisagem da praia, vista do alto do hotel.

fullsizerender

Boas-vindas em alto estilo

fullsizerender

Curtindo piscina aquecida, de borda infinita e com a maravilhosa vista de Ipanema

E depois, curtir o visual da varanda do apartamento, visão de 180 graus, do Arpoador a Ipanema, que maravilha de lugar, que natureza exuberante!!!

img_5570

Curtindo o apartamento, varanda com vista de 180 graus para a praia

img_5608

Praia de Ipanema

img_0261

Praia de Ipanema

img_0259

Praia de Ipanema com vista até o Arpoador

fullsizerender

Já nos demais dias, a atração era acordar tarde, tomar café da manhã e curtir a praia, com todo o conforto do serviço de praia do hotel, mas sentadinha na areia, banho de mar? nem pensar, a água estava geladérrima!!! Além disso, as ondas estavam muito altas e fortes. No sábado havia invadido a avenida frente ao mar, na quadra seguinte ao hotel, o que causou um enorme congestionamento, durante toda a manhã, até que a prefeitura conseguiu remover toda a areia da rua.

Claro que durante a curtição da paisagem, do sol, que acabou chegando, admirar as pessoas que passavam, ler, cochilar, relaxar, não podia deixar de  degustar o tradicional biscoito Globo, doce e salgado, adoro, o queijo coalho – quem resiste aquele cheirinho, e, arrisquei também uma empada, hummm mas não aprovei não.

Uma caminhadinha foi uma ótima opção, na tarde de domingo. Fomos até a pedra do Arpoador, mais ou menos 2,5 km e assistimos, de quebra, um campeonato de surf que estava acontecendo exatamente ali, foi bem legal.

fullsizerender-7

Que visual desta praia!!!

Curtindo a gastronomia

Iniciamos nosso tour gastronômico no Mr. Lam, um chinês elegante e bem diferenciado dos demais daqui do Brasil, que eu conheço. Vale ressaltar que bem ao lado do Mr Lam está o Capricciosa, com um maravilhoso balcão de frios refinados e as maravilhosas pizzas D.O.C.

Mas, voltando ao chinês, uma decoração legal, mesas muito próximas uma das outras, pedimos de entrada um camarão empanado, que estava delicioso e, pato laqueado. Trouxeram o pato assado, inteiro, para vermos, mas depois veio todo fatiado, acompanhado de pepino fatiado e alho poró, um molho feito com melado e ameixas, tudo para montar  panquequinhas super fininhas, feitas de arroz, servidas numa caixa charmosa de palha. Gostei do processo de montar as panquequinhas, mas vou falar, o pato em si, estava totalmente sem sabor. Depois descobri que o bisu desse restaurante são os diversos pratos das sequências de degustação, se você estiver com mais três pessoas, uma ótima opção é a degustação com pato laqueado, mas se forem só duas pessoas, a degustação com crispy duck é uma boa alternativa.

img_5598

Pato laqueado – Mr. Lam

No domingo à noite fomos ao Restaurante Irajá, esse sim adorei, ambiente bem charmoso e, embora um menu bem enxuto, cinco pratos de entrada, cinco principais e cinco sobremesas, com algumas alternativas a mais, conforme o dia, os pratos são bem interessantes.

De entrada pedimos Atum, sobre coalhada e pepino e o sonho de lagostim, todos os oi são muito bom, mas eu amei o Atum. Como prato principal, aventurei pedir Coração de palmitoCássio e Pepe“, um prato vegano, não é minha praia, mas estava simplesmente maravilhoso, suave, delicado, muito saboroso, tudo de bom. O outro pedido não está no cardápio, era uma opção do chef para o dia, Risoto de rabada, também muito saboroso, mas já achei bem pesadinho, rabada, né gente, não tem muito como ser diferente. De sobremesa, o maravilhoso bolo brigadeiro, imperdível!!!!  E o aipim com côco e doce de leite, não gostamos, estava meio seco. A experiência no Irajá valeu muito a pena, super recomendo e baterei ponto, na próxima ida ao Rio.

fullsizerender-24

Atum, sobre coalhada e coberto com pepino

fullsizerender

Sonho de lagostim

fullsizerender-18

Coração de palmito Cássio e Pepe

fullsizerender-4

Risoto de rabada

fullsizerender-8

Bolho de brigadeiro, com uma calda deliciosa, imperdível

fullsizerender-21

Aipim com côco e doce de leite

No fim de tarde da sábado, aliamos a paisagem e gastronomia, na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana, lugar que eu adoro e sempre quando posso, vou conferir e rever a sua belezas da praia. Mesmo que meio nublado, sentar naquelas mesinhas externas e contemplar o mar, as ondas batendo, as montanhas ao longe, as ondas quebrando na areia e a plena convivência com a cidade, e, ainda saborear os quitutes da tradicional Colombo é uma experiência que envolve todos os sentidos. Se  você ainda não conhece esse ponto turístico do Rio, insira na sua lista de desejos, pois é realmente imperdível.

fullsizerender-4

Vista a partir do Forte de COPACABANA

fullsizerender-6

fullsizerender-5

Paisagem a partir do Forte de Copacabana, bem ao centro está o Museu de Imagem e Som, ainda em construção.

Estava com muita vontade de pedir alguma coisa salgada e quentinha e pedi o ravioli recheado com mussarela de búfala, com molho de tomate e manjericão, estava duvidando que estivesse bom, por não ser um prato típico da Confeitaria, mas para minha surpresa estava delicioso, experimentamos ainda, sanduíche, tortinha folhada de camarão e claro, cafés e capuccinos, tudo muito bom.

fullsizerender-2

Ravioli recheado ao molho de manjericão – Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana

img_5630

Folhado de camarão e cappuccino -Colombo do Forte Copacabana

A questao da confeitaria Colombo é sempre o tempo de espera por uma mesa, enquanto esperávamos, caminhamos pelas calçadas do Forte, apreciando a paisagem quando descobri um outro restaurante, também no Forte – Café 18 do Forte, também muito movimentado, mas me pareceu mais fácil conseguir mesa, fica aí a dica, não conheci, mas na próxima vez vou checar.

fullsizerender-3

Café 18 do Forte

E, por último, conto para você a expetiência de tomar o café da manhã, que na verdade é um brunch, no Espaço 7zero6, que fica no último andar do Hotel Praia Ipanema.

fullsizerender-6

O ambiente é bem intimista, música ambiente, suave, que  cria uma atmosfera agradável e romântica, atendimento muito bom, comandado pelo gentil maître Belém, e o privilégio de uma vista panorâmica da praia de Ipanema até o Arpoador e ainda de quebra, da belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas.

fullsizerender-16

Quanto à gastronomia, bom, prepare-se, pois oferecem uma variedade tão grande que é impossível provar de tudo, embora o maître disse haver um desafio: quem conseguir comer todos os pratos, não paga, mas penso que a despesa será bem maior, com hospital, kkk. Só de omelete, oferecerá, uns sete tipos diferentes, óbvio que só provamos do com ervas e queijos diversos, não dá né!!!

Sob o comando de Vitor Santos e da subchef Beatriz Seixas, o banquete inicia com um espumante delicioso, que é abastecido continuamente, para o brinde, seguido de opções de sucos, pães diversos, geleias, queijos, uma taça linda com frutas vermelhas e yogurte, uma delicia, queria até repetir, mas não aguentei.

Lentamente, sem pressa, e no seu ritmo, o maître vai oferecendo as opções e você vai escolhendo. Assim, pouco a pouco, as guloseimas são trazidas e você, entre conversas, novos brindes, contemplação da paisagem, vai tendo uma profunda e deliciosa experiência visual, olfativa, gustativa…

Este processo pode levar horas, o tempo é seu, ninguém lhe apressa, e como tudo é uma delícia, precisa ser saboreado delicadamente. Destaco as torradas com queijo canastra e roquefort, hummmm não deixe de provar.

img_5652

fullsizerender-11

fullsizerender-17

img_5651

img_5655

Torradas com queijos canastra e roquefort – superb!!!

Dicas para o sucesso de sua experiência no Espaço 7zero6: Café da manhã boulanger (R$ 92,00 por pessoa), de sexta a domingo e feriados nacionais, das 08:00h às 14:00h. Recomendo esse local para comemorações especiais, tem tudo a haver!!! Reservar é fundamental, e deve ser feito por e-mail reservas@espaco7zero6.com.br, com 48h de antecedência, no mínimo, com 24 h antes, isto porque o espaço é pequeno e, às vezes está fechado para eventos privados (nada que não passa fazer sua festa de aniversário aí heimmm). Tolerância de mente vinte minutos após o horário marcado. Se for comemorar data especial, avise na reserva e ao maître não chegada para conseguir uma mesa bem legal.

Curta aí as belezas do Rio!!! Essa cidade maravilhosa!!!

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios